Notícias

Entenda como funciona o processo de inventário de imóveis

27/02/2024 - Inventário de Imóveis

noticias

O que é o inventário de imóveis e para que ele serve

O inventário de imóveis é um processo importante para quem deseja avaliar o patrimônio imobiliário de uma pessoa física ou jurídica. Ele é responsável pelo registro de bens imóveis e seus respectivos valores, como casas, apartamentos, terrenos, entre outros.

É possível vender o imóvel durante o inventário?

Um imóvel que está tramitando no processo de inventário pode ser negociado e vendido, desde que haja a autorização do juiz responsável pelo processo de inventário.
A autorização para venda do imóvel pode ser solicitada pelos herdeiros ou pelo inventariante, e é importante que seja justificada a necessidade da venda, seja para quitação de dívidas ou para a divisão de bens entre os herdeiros.
Além disso, o valor da venda deve ser avaliado pelo analista de crédito, pelo juiz e pelos demais interessados no processo, de forma a garantir que o valor esteja de acordo com o mercado imobiliário e com o valor real do imóvel.
É importante seguir os trâmites legais para a venda do imóvel durante o processo de inventário, a fim de evitar complicações futuras.

Saiba qual é a documentação necessária para a realização do inventário

Para conseguir realizar o inventário corretamente e auxiliar na análise de crédito e financiamento, os profissionais responsáveis solicitam uma série de documentos. Dessa forma, é possível garantir um processo dentro da lei de acordo com os bens envolvidos com segurança.
Saiba quais são estes documentos!
  • Certidão de óbito: documento que comprova o falecimento da pessoa;
  • Certidão de casamento: documento que comprove o estado civil do falecido;
  • Documento de identidade: tanto do falecido quanto dos herdeiros;
  • Relação de bens: documento que lista todos os bens deixados pelo falecido, como imóveis, veículos, contas bancárias, ações, entre outros;
  • Escritura do imóvel: documento que comprova a propriedade do imóvel;
  • Carnê do IPTU: documento que comprova o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano;
  • Comprovante de renda: pode ser necessário em casos em que é preciso calcular o valor dos impostos a serem pagos;
  • Certidões negativas: documentos que comprovam a inexistência de dívidas em nome do falecido;
  • Testamento: documento que contém as vontades do falecido em relação à distribuição de seus bens;
  • Documentos pessoais e financeiros: podem incluir declarações de imposto de renda, extratos bancários, contratos de empréstimos, entre outros.
É importante ressaltar que a lista de documentos pode variar de acordo com cada caso.

Como é realizada a avaliação dos bens?

avaliação de imóveis – no que tange os imóveis – no processo de inventário é uma etapa fundamental para determinar o valor do patrimônio deixado pelo falecido. A avaliação deve ser feita por um profissional especializado em avaliação de imóveis, como um engenheiro ou arquiteto, que irá realizar uma análise técnica e detalhada do imóvel em questão.
A avaliação dos bens deve levar em consideração diversos fatores, como a localização do imóvel, o estado de conservação, a idade da construção, a infraestrutura da região, o tamanho do terreno e da construção, entre outros.

Como os bens do inventário são avaliados

A análise é realizada por meio de uma avaliação de mercado, que consiste em comparar o bem em questão com outros bens semelhantes que foram recentemente vendidos na região. Essa comparação também se baseia nas considerações acima.

Problemas e dúvidas durante o processo de inventário: como resolver?

Durante o processo de inventário, é comum surgirem dúvidas e problemas que podem atrasar ou dificultar o andamento do processo. As principais dúvidas e problemas começam na documentação necessária. Por este motivo, acionar um advogado para orientação é a melhor opção nestes casos.
O pagamento de tributos durante o processo de inventário também assusta, pois é necessário pagar uma série de impostos e taxas. O principal, neste caso, é o Imposto de Transmissão Causa Mortis (ITCMD), cuja responsabilidade de pagamento é do próprio
herdeiro.
Para solucionar esse problema, é importante buscar orientação junto a um advogado ou a um contador, que pode orientar sobre os impostos e taxas devidos e os prazos para pagamento.

Ajuda e orientação: não abra mão de qualidade!

As dúvidas e problemas que podem surgir durante o processo de inventário podem ser solucionados com a ajuda de profissionais especializados, como advogados, contadores e avaliadores de bens.
Caso tenha apreciado e considerado o conteúdo útil, continue acompanhando as novidades aqui no notícias do mercado imobiliário e deixe seu comentário para nos contar o que achou!

Gregório Soares
O seu Corretor de Imóveis


 

Outras Notícias

Sol da Manhã ou da Tarde? Confira as Vantagens e Desvantagens de cada Opção!

Na hora de decidir pelo seu novo apartamento, é necessário considerar vários pontos. Um deles é posição do S...

Você compraria um Imóvel de Leilão?

Adquirir um imóvel de leilão. A resposta é simples, “por que não”? o mercado de leilões vem crescendo e...

Saiba como transferir um financiamento imobiliário para outra pessoa

Muitas vezes, após o processo de compra e venda de um imóvel, é preciso transferir o financiamento para o novo proprietári...

Prepare seu imóvel para uma venda de sucesso

Limpeza e Organização Inicie o processo preparatório com uma limpeza profunda em todos os cômodos. Remova qualquer item pe...

Conheça 5 vantagens de morar em apartamento!

Segurança Esse é provavelmente um dos itens que as pessoas mais levam em conta quando decidem morar em um apartamento. Os prédio...

Pedido de desocupação do imóvel alugado: entenda como funciona.

O que é o pedido de desocupação de imóvel alugado? Um imóvel que está alugado pode ser retomado pelo propri...

Um herdeiro pode impedir a venda de um imóvel?

Essa é uma confusão muito comum, mas não existe direito de herança de pessoa viva. Pessoas capazes podem fazer o que bem e...

Quando é preciso desocupar o imóvel? E quantos dias o inquilino tem para sair?

Vencido o contrato e não manifestada pelas partes a intenção de continuar a locação, o inquilino deve deixar o im&o...

Você sabe como funciona o ITBI no financiamento imobiliário? Neste post, vamos te explicar o que é.

O que é o ITBI? O ITBI é o imposto devido quando se adquire um imóvel e é cobrado pela Prefeitura das cidades brasileiras...

Uma tomada de decisão: “Estou a pensar vender/comprar a minha casa, avanço ou espero?”

Esperar para quê? Para perder a oportunidade da compra daquela que nos agradou e que nos faria felizes agora? E a sua vida, como é vivida...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre o Corretor

  • Gregório Soares
    Rua Ângelo Pícoli, 52
    Santa Terezinha - São Bernardo do Campo / SP
    Creci: 230435-F

Contato

www.gregoriocorretordeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.